Back to Top

Quero criar um Blog - Hospedagem e Plataforma

Quero criar um Blog - Hospedagem e Plataforma

Bom dia, Pessoal! Como estão? Hoje iremos dar continuidade a nossas dicas de como criar um blog! Há um tempo atrás falei um pouco sobre a criação do blog, escolha do nome e domínio, agora iremos falar sobre a hospedagem e em qual plataforma criar nosso blog!



A escolha da Plataforma para o blog:

Mas, o que seria a plataforma? Bom, ela é apenas o sistema que vai gerenciar o seu blog, é o local onde você irá passar uma parte do seu tempo cuidando do blog! É nela que você irá criar seus posts, alterar o layout, coisas do tipo. Atualmente existem diversas plataformas para se fazer isso, temos Joomla, Wix, Movable Type, Blogger e Wordpress, sendo as duas últimas mais conhecidas.

Quero criar um Blog Hospedagem e Plataforma icones

Pela minha experiência eu uso e gosto bastante do Blogger, pelos seguintes motivos:

- É totalmente gratuita, o que é maravilhoso para quem está começando.

- Tem integração com a meu G+

- Você encontra lindos temas grátis para baixar

- É fácil personalizar o tema escolhido para blog 

- Você não precisa se preocupar com a hospedagem do seu blog

O único porém dessa plataforma é que para algumas personalizações você terá que entender de código html, pois só dessa forma você consegue modificar. Para quem entende e sabe como alterar não tem problemas, para quem está se aventurando, existem tutoriais ensinando como personalizar da forma que você gostaria. Eu gosto bastante do site da Eliane Gaspareto, ela tem dicas e tutoriais fáceis de seguir, vale dar uma olhada!

A outra plataforma bastante utilizada é a Wordpress, ela tem suas vantagens também:

- É fácil de utilizar;

- Tem vários temas lindos, tanto gratuitos e pagos

- Existem vários plugins! Eles ajudam bastante na personalização do seu blog

- Devido aos plugins, você não precisa saber programação de código html

O Wordpress existe de duas formas: O .com e o .org, a grande diferença dos dois é que no wordpress.com você cria um blog e não precisa se preocupar com a hospedagem, já no .org você terá que hospedá-lo em algum servidor Web!

Antes de mais nada, acho bom você estudar em qual plataforma irá criar seu blog, qual que lhe atende melhor. E por último, escolha bem a plataforma, pois se depois resolver trocar, a migração deverá ser bem feita, pois caso não seja, você poderá ter diminuição do tráfego orgânico, e também nem sempre é possível migrar seus post, seguidores, aí terá que começar do zero novamente!

Onde hospedar?

Agora que já decidimos qual plataforma nosso blog foi criado, vamos atrás da hospedagem do blog, e, então como escolher, o que você precisa saber antes de tudo?

hospedagem, computador, plataforma, sites, onde hospedar


Existem tanto empresas de hospedagem brasileiras como internacionais. Fazendo uma pesquisa, você encontra empresas internacionais boas com preços muito baixos, mas também tem aquelas baratinhas que irão colocar seu site junto com outros milhares no mesmo computador e com isso o acesso ficará lento! Então fique atento! O preço pago varia entre R$ 15,00 a R$20, 00 por mês, mas caso faça algum pacote trimestral, semestral ou anual é possível ter um bom desconto.

Fique atento também aos seguintes pontos antes de contratar uma empresa:

- Verifique os horários de atendimento. Principalmente se for uma empresa internacional.

- Procure uma empresa com pelo menos três anos de experiência, algumas fecham com menos de um ano.

- Verifique se a empresa suporta a plataforma que você escolheu, isso evitará dor de cabeça.

- Veja a disponibilidade da banda de transferência, pelo menos 200GB para blogs que estão começando.

O ideal é pesquisar bastante sobre a empresa, perguntar para quem já faz uso desses recursos e quais eles indicam, pois analisando e escolhendo bem, você evitará problemas futuros!


Se você gostou desse post, fique de olho no nosso blog, pois em breve teremos mais dicas para você: blogueira iniciante. Então, não perca os próximos posts!!

Beijos e até a próxima.



Me Acompanhe também:

Face: biashainaoficial | Insta: @biashaina | Twit: @biashaina | Pin: beatrizshaina

8 comentários:

  1. Adorei o post! Também isso o blogger e acho o melhor, por experiência própria. O mais completo. O que me fez realmente mudar para ele foi o layout, que é personalizável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso wordpress aqui no trabalho, porém acho ele mais "complexo" para fazer algo. Prefiro o blogger mesmo!

      Excluir
  2. Oii. Que blog fofinho. Quem dera se eu tivesse acompanhado um blog desse quando estava criando o meu, acho que teria sido mais fácil.
    No início eu fiz um blog nas duas plataformas, mas gostei mais do blogger também, achei ele mais a minha cara. Teve um tempo que acompanhei o da Eliane, é ótimo mesmo.
    Ah, ainda estou procurando uma hospedagem, provavelmente vou hospedar ano que vem.

    Ótimos posts <3
    Cupcakeland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu por enquanto fico com a hospedagem do Google mesmo, acho mais prático! Que bom que gostou do blog! abraços

      Excluir
  3. Olá!
    Realmente, saber desses detalhes faz toda a diferença na hora de criar blogs. Como sou vovózinha nessa coisa de blogar, sempre fui aprendendo sozinha (principalmente na parte de html), apanhei mas aprendi. Hoje me orgulho muito de ter estudado e pesquisado sobre. É uma boa dica também pra quem tá iniciando, não desistir se não alcançar o seu objetivo, porque ele vem com o tempo.

    Xoxo <3

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, tenho um blogger e adoro. Meu maior problema é que não consigo aumentar as visualizações, e não sei o que fazer. você tem alguma dica?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariane, o que atualmente tem me dado um retorno muito bom, são as divulgações nos grupos do face e g+ e também no pinterest. O pinterest se usado de forma bem trabalhada, nos dá um bom retorno... abraços

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo!

- Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog!
- Você pode também fazer criticas construtivas.
- Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!